sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Como é possivel viajar tanto

As vezes viajar tanto causa certo desconforto. Não para mim, mas para os invejosos de plantão. Muita gente te olha de um jeito esquisito e as vezes até dizem: Como é que você pode viajar tanto? Tem uma árvore de dinheiro? Um dia você vai ter de parar de viajar. Essas três frases me irritam bastante.

E a resposta são: Amo viajar. Não tenho uma árvore de dinheiro. E não, nunca vou parar de viajar. Embora eu não tenha que dar satisfação da minha vida para ninguém, e somente, somente para meu marido, eu tenho que viver socialmente.

Para poder viajar eu sacrifico muito durante o ano. Economizo muito, corto gastos em casa. Por exemplo aqui nada fica ligado na parede desperdiçando energia quando não estamos em casa. O stand by da tv, do microondas, do computador tudo gasta energia. A exceção dessa regra é a geladeira e o aquecedor do aquário. O banho é somente de 4 minutos. Assim reduzimos o desperdício de energia e água e como consequência economizamos. Pode não parecer muito, mas como diz o ditado: de grão em grão, a galinha enche o papo.

Ir ao shopping fazer compras? Nem pensar. Quando preciso de algo faço compras pela internet, e quando possível aproveito as promoções das lojas. A verdade é que moro na Austrália, e há grandes liquidações por aqui, então aproveitamos esses períodos.

Evito comprar aquele café ou refrigerante e sempre carrego a mesma garrafinha de água comigo, e de modo geral não comemos fora. Imagine que um café custe $3,50 e que você tome um café em média 4 vezes por semana. Em uma semana, você terá gasto $14, multiplicando por 52 semanas (duração de 1 ano) você terá gasto $728 (e nem importa se for em reais ou dólares). Com esse dinheiro você poderá comprar uma passagem aérea para algum lugar. 

Essa regra também se aplica para baladas, cervejas e outros artigos de luxo. Mas admito que hoje é um pouco mais fácil, pois há 10 anos atrás e solteira eu gastava dinheiro com todas essas coisas.

Outra coisa, eu não tenho e nem nunca tive um carro. Uso o transporte público para tudo, e ando quando a distância é curta. Entendo que o transporte público não é bom em todos os cantos do mundo, mas se possível, troque o carro pelo ônibus ou metrô. Isso te ajudará a economizar o dinheiro do combustível, manutenção e seguro de um veículo.

Gadget da vez? Celular novo todo ano? Roupa da moda? Manicure e cabelereiro semanalmente? Nada disso. 

A verdade é que tudo na vida requer sacrifício e comprometimento. 

Agora responda a pergunta: tomar aquele café, comer fora ou fazer compras é o que te faz feliz? Então curta isso. 

No meu caso, deixando de tomar um cafézinho aqui ou ali, me permite eventualmente comer ou tomar café em algum outro canto do planeta. E essa é para mim a melhor sensação do mundo.

Se você quiser saber se depois de economizar durante o ano, como faço para viajar barato, leia esse post - Como planejo minhas viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário